quarta-feira, setembro 21, 2005

Marta, a Super Mulher dos anúncios portugueses sem piada


"OK Teleseguro, fala a Marta."

Quantas vezes não ouvimos já esta idiomática e repetitiva frase nas caixinhas mágicas das nossas casas? Vezes sem conta, não é? É verdade...
Nunca percebi muito bem o propósito de tais anúncios. Vão gastar dinheiro a fazer anúncios machistas destes sem lógica nenhuma:

Mulher desesperada com furo no pneu: "Ai Jesus credo!, que só hoje é que descobri o que é o raio de um pneu! OLÁ PNEU!!!"
(Mulher desesperada com furo no pneu pega no telemóvel e liga para a Marta.)
Marta: "OK Teleseguro, fala a Marta."
Mulher estupidamente estúpida com descoberta do pneu e desesperada pelo furo do mesmo: "Ai Marta, o pneu furou!"
Marta: "Não se preocupe que vai já um técnico a caminho."
(Marta carrega no botão ENTER do pc dela)
"Pronto, vai já a caminho."

E pronto, a mulher do outro lado fica super contente da vida a conhecer melhor o pneu, enquanto espera que o tal técnico que vai a caminho saiba para onde vai e não se perca.

Mas o outro também é giro. Família com princesa a bordo e avaria no carro:

Marta: "OK Teleseguro, fala a Marta."
Pai extremamente preocupado: "Oh Marta, valha-se-me Deus que o carro avariou e estamos aqui perdidos no meio do nada e o problema é a peça..."
Marta a dar ares de quem percebe de mecânica: "Ah, mas e sabe de que peça se trata?"
Pai extremamente preocupado e com ar de totó: "É a peça da escola e a minha filha era a princesa!"
Marta: "Era e é! Vou já enviar um táxi para enviar a princesa ao destino."
(Marta carrega no seu maravilhoso botão ENTER again. Eu quero um botão daqueles que leva quem eu quero para onde eu quero!)

E a família fica no meio do nada com esperanças que o táxi chegue a tempo de levar a princesa ao destino como prometido, e que o taxista saiba onde fica o tal "no meio do nada" onde eles estão perdidos.

So once again the day was saved, thanks to MARTA!!

A Marta é, então, uma espécie de heroína dos anúncios televisivos portugueses sem piada. E acho que neste momento a minha aversão à Marta, à OK Teleseguro e à estúpida da frase é suficientemente compreensível. É que realmente aqueles anúncios são exactamente como este texto: não têm utilidade nenhuma!

Mas reflictam meus amigos, reflictam e reparem na maneira como eles falam com a Marta como se a conhecessem da pré-primária e falassem com ela todos os dias.
Visto que agora já conhecem o meu pequeno ódio de estimação, estão dispensados por hoje ;P

4 Comments:

At 21 setembro, 2005 22:18, Anonymous Anónimo said...

Isso é só inveja que tu tens da Marta. O que tu queres sei eu!! E dizes tu: É o quê? E eu respondo: É uma tecla ENTER como a Marta tem! E mai nada!!
E claro que o taxista sabe onde é que está a princesa! Isso deve vir em todos os jornais e revistas!! :P
E toda a gente teve uma Marta na turma da primária...Tu não?

 
At 21 setembro, 2005 22:19, Blogger patiXa_ said...

Por acaso até tive uma Marta na primária...

 
At 22 setembro, 2005 11:48, Anonymous Anónimo said...

Eu não tive nenhuma marta na turma na primária. :'(

Os anuncios estupidos tem realmente o proposito de ser estupidos, de modo a que as pessoas se recordem deles e os comentem, tal como tu fizeste.

Já reparaste que com esse teu ódio todo á Marta e á Teleseguro, acabaste por fazer-lhes publicidade?

 
At 22 setembro, 2005 12:49, Blogger patiXa_ said...

Acho que tens razão...

 

Enviar um comentário

<< Home